Mato Grosso
Veja o que abre e fecha em Mato Grosso no feriado da semana que vem
Compartilhe:
Na próxima segunda-feira (14), será ponto facultativo em função do Dia do Servidor Público – adiado pelo governo estadual – e do feriado nacional da Proclamação da República, celebrado na terça-feira (15). Os órgãos públicos estaduais, com exceção de alguns serviços essenciais de saúde e segurança pública, não irão abrir as portas.
Todas as unidades do Ganha Tempo estarão fechadas nos dois dias e retornarão o atendimento na próxima quarta-feira (16).
Comércios
As lojas de rua e de shoppings em Cuiabá e Várzea Grande irão abrir no feriado da Proclamação da República (15). No entanto, as empresas deverão fazer o pagamento das horas trabalhadas em dobro.
Para trabalhadores que também recebem por regime de comissão, as vendas devem ser contabilizadas em dobro.
Segundo a Assessoria Jurídica da Fecomércio, deve-se observar que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes, como no caso dos supermercados, por exemplo, em que o empregador poderá abrir o seu comércio mediante o pagamento da hora trabalhada em dobro ou determinando outro dia de folga compensatória.
Bancos
Com relação ao funcionalismo público em geral, a Assessoria Jurídica esclarece que, com exceção das atividades consideradas essenciais e das instituições bancárias, não haverá expediente nesta data.
Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o Centro de Reabilitação Dom Aquino Correa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro estarão fechados.
O Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão e o Serviço de Atendimento de Urgência (SAMU) trabalha normalmente.
Segurança
Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), os batalhões e unidades especializadas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) operam normalmente, seguindo escala de plantão.
Já a Polícia Civil informa que, em Cuiabá e Várzea Grande, as unidades da Central de Flagrantes, do bairro Planalto, e a Central de Ocorrências, da Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), bem como a Central de Flagrantes, em frente ao aeroporto de Várzea Grande, vão centralizar os procedimentos de lavratura de Boletins de Ocorrências.
As Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos (DERFs) trabalharão sob regime de sobreaviso, com atendimento presencial aos locais de crime que envolvam restrição à liberdade da vítima.
A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) realizará o atendimento mediante atuação dos delegados, escrivães e investigadores plantonistas.
G1